Forte São Mateus, em Cabo Frio, vem sofrendo com atos de vandalismo
_O secretário de Cultura solicitou vigias noturnos para o local_
O Forte São Mateus, um dos principais cartões-postais de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vem sofrendo vandalismo por parte de vândalos que destroem o local histórico cabo-friense, furtando lâmpadas e fios da iluminação, e depredando o equipamento público e turístico da cidade. O secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, solicitou vigias noturnos no Forte, já que a depredação acontece na parte da noite. O Forte São Mateus está passando por um processo de revitalização, recentemente recebeu uma série de melhorias como pintura, troca das instalações elétricas com nova iluminação, substituição do guarda-corpo, instalação de novas lixeiras, além de manutenção no portão de entrada e no telhado. O Forte terá agora 2 vigias à noite, que terão a missão de coibir esse tipo de crime contra o patrimônio público.
Tombado pelo IPHAN, o Forte São Mateus é um importante patrimônio histórico nacional. Construído no século XVII pelos portugueses, desempenhou um papel essencial na defesa da costa brasileira contra as invasões francesas e holandesas. Sua estrutura, feita de pedra e argamassa com cal e óleo de baleia, é um marco da história de Cabo Frio.
O Forte está aberto à visitação diariamente, das 8h30 às 18h, com entrada gratuita.
Vandalismo é crime (dano ao patrimônio público), previsto no artigo 163 do Código Penal – “Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”. A pena em caso de condenação por dano simples é detenção de um a seis meses, ou multa de um a seis salários mínimos.
Comentários
Postar um comentário