Italo Luiz Moreira prepara estreia de releitura contemporânea de clássico de Carlo Goldoni

 _Espetáculo “Arlequim – Servidor de Dois Amos” transforma comédia do século XVIII em ritual cênico com crítica social e estreia prevista para abril_ 

O ator, diretor e dramaturgo de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, Italo Luiz Moreira está nos preparativos finais para a estreia de mais um espetáculo teatral, desta vez com uma releitura contemporânea do clássico Arlequim – Servidor de Dois Amos, texto do dramaturgo italiano Carlo Goldoni, escrito no século XVIII. A montagem tem adaptação e direção assinadas pelo próprio Italo e está prevista para estrear na segunda quinzena de abril deste ano.

A nova versão propõe uma transformação da tradicional comédia em uma experiência cênica ritualística, na qual o humor divide espaço com o estranhamento, a poesia e a crítica social. A partir da figura do Arlequim — o servo astuto que tenta sobreviver servindo a dois amos — o espetáculo estabelece diálogos com temas contemporâneos como o controle dos corpos, as relações de poder, a sobrevivência e a construção da identidade.

Segundo Italo Luiz Moreira, a proposta vai além da narrativa clássica e se estrutura como um experimento de linguagem. “O espetáculo se configura como um ritual cênico contemporâneo, um ‘teatro em construção’, de linguagem híbrida e pós-dramática”, destacou o diretor.

O elenco de Arlequim – Servidor de Dois Amos é composto pelos atores Dandara Melo, Mateus Castro, Carlos Antônio, Luiza Giron, Vania Petra, Maria Aparecida Batista, Yasmim Quintanilha, Igor Quintanilha e Yuri Quintanilha. A trilha sonora ao vivo contará com os músicos Alexandre Bicudo, Otavio e Marco Antônio, integrando música e cena na construção do espetáculo.

Com uma trajetória consolidada no teatro, Italo Luiz Moreira já dirigiu montagens de obras consagradas como Anjo Negro, Senhora dos Afogados, Hamlet (leitura dramatizada), Navalha na Carne, Auto da Compadecida, O Inspetor Geral e Bodas de Sangue (leitura dramatizada), entre outras. O diretor também possui uma extensa produção autoral, assinando textos e encenações como Simplesmente Carmem, Atlântico City, Movimentos, O Jogo, Rosas Brancas Para Uma Dama Negra e A Pedra dos Sonhos.

A nova montagem reforça a proposta artística de Italo Luiz Moreira de investigar o teatro como espaço de reflexão, experimentação estética e diálogo com as urgências do tempo presente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cabo Frio comunica falecimento da primeira-dama Aline Azevedo

Campeões de surfe fundam instituto gratuito para ensinar crianças em Cabo Frio