Magdala Furtado é o Sartunino Braga da moratória de Cabo Frio. Por Diego Santana.
O começo de governo do prefeito Dr. Serginho está sendo muito coerente com que se propagava no que se refere a transparência.
O prefeito de Cabo Frio está se predispondo numa proporção que tem sintonizado largos alcances no Estado do Rio de Janeiro, e isso intensifica as expectativas da sua gestão:
1- Os rombos pegos pela gestão que lhe antecedeu, é o retrato do que já estava fadado a se consumar, onde a moratória da cidade já era uma realidade.
2- Cabo Frio sofreu com grandes estagnações que culminaram com perda significativa na sua demanda turística e isso é o reflexo de gestões que gastaram acima de suas arrecadações.
3- Dr. Serginho trouxe uma performance muito inspiradora, onde noite e dia ele utiliza suas redes para demonstrar os motivos do caos e as receitas confiscadas da cidade.
4- O pagamento de custeio também está suspenso, principalmente pelo fato que há um déficit significativo no caixa e uma série de empenhos cancelados que afunilaram ainda mais o volume da dívida do município.
5- A dívida milionária foi alavancada para quase o tamanho do orçamento da cidade e muitas vezes pode haver retaliações do governo federal com essa reforma fiscal, e pela gestão pertencer ao PL, que é oposição ao Palácio do Itamaraty, afinal Fernando Haddad, ministro da Fazenda, adora colocar a culpa em terceiros pelo déficit fiscal do tesouro nacional e pegar estados e municípios opositores do governo, é tudo que ele quer.
6- Serginho responde inicialmente bem aos desafios e mostra competência para elencar as fórmulas de colocar gradativamente a casa em ordem, afinal há uma série de pendências não só de pagamentos como na organização dos serviços essenciais da cidade, o que explica os mutirões da semana.
7- A desordem financeira, desestrutura o orçamento público e leva pendência a pagamento de servidores públicos, fora que a moratória permite o confisco dos impostos diretos e indiretos, devido ao inadimplemento com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
8- Magdala pode ser chamada de Saturnino Braga de Cabo Frio, onde na época o falecido engenheiro deixou moratória para seu sucessor Marcello Alencar no ano de 1988, o episódio de Cabo Frio nos dias atuais é bem similar a essa época do Rio de Janeiro.
Todo conteúdo desta coluna é de total responsabilidade do seu autor.
Diego Santana
Comentários
Postar um comentário