A verdade sobre a falta de queima de fogos no Réveillon de Cabo Frio.


A prefeita de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, Magdala Furtado, anunciou nas suas redes sociais que não haverá queima de fogos no Réveillon da cidade. O motivo seria o cumprimento da lei n° 3.632/2022 de autoria do vereador Davi Souza (PDT), que proíbe a utilização de fogos de estampido de ruídos no município com o intuito de proteger autistas, idosos enfermos, pessoas doentes em hospitais e os animais domésticos do barulho do artefato. O corpo jurídico da Prefeitura tentou uma liminar na justiça para tentar realizar a festa com fogos de ruídos, alegando surpresa com a lei municipal, no entanto, o juiz do caso entendeu que a lei já tinha 1 ano, com isso, o executivo teria tido tempo hábil para se adequar a nova regra. Magdala chamou a manobra de suja e acusou a base opositora ao governo na Câmara Municipal, liderada pelo parlarmentar Josias da Swell (PL), de estar  perseguindo a sua gestão. Porém, a lei não proíbe os fogos sem barulho. Em declaração pública, o secretário de Eventos, Marcelinho Mega Mix, falou que os fogos licitados pela administração da prefeita Magdala Furtado não tinham estampidos, portanto não faziam barulho. Essa informação fez o líder do governo na Câmara, Léo Mendes (DC), retirar de pauta o pedido de revogação da lei dos fogos sem barulho. Porém, depois de parecer resolvido o problema, Magdala pediu para que o jurídico da Prefeitura entrasse na justiça para tentar revogar a lei, sem sucesso. Em seguida, alegou que o seu governo não tinha mais  dinheiro para comprar os fogos sem estampidos, após gastar uma fortuna em cima da hora, faltando poucos dias para o Natal, com materiais natalinos para decorar o município. 

As queimas de fogos sem ruídos, já são uma realidade nas cidades vizinhas de Iguaba Grande e Saquarema, que adotaram os chamados fogos silenciosos, e em breve, essa lei dos fogos sem estampidos será uma lei federal, pois esse tema já está sendo discutido na Câmara dos Deputados. Cabo Frio deixou de ter queima de fogos, ao que parece, pela incompetência da prefeita Magdala e da sua equipe, pois os fogos silenciosos são permitidos pela legislação. Isso mostra, que a administração de uma cidade precisa ter pessoas, que conheçam as leis municipais e entendam de Cabo Frio. Muita gente de fora no comando de uma gestão, muita das vezes gera desconhecimento sobre a legislação municipal, levando a gestora ter que procurar desculpas sem fundamentos para dá para à população. Essa culpa da falta de queima de fogos no Réveillon cabo-friense não é dos vereadores da oposição, mas da prefeita Magdala Furtado, que por algum motivo, não teve habilidade para licitar os fogos silenciosos. Essa é a verdade.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atletas da ginástica artística de Cabo Frio fazem bonito no campeonato Brasileiro da modalidade, destaque para a pequena Yara Ysis.

Prefeita Magdala Furtado pretende pagar somente os servidores efetivos da Prefeitura de Cabo Frio.

Vinicius Correa se elege vereador de Cabo Frio e traz consigo uma vasta experiência na política da cidade.