Ano letivo de 2026 começa para 33 mil alunos da rede municipal de Cabo Frio
_Abertura oficial contou com a presença do prefeito Dr. Serginho e destacou investimentos em infraestrutura, uniformes, inclusão e ampliação de projetos pedagógicos_
O ano letivo de 2026 teve início para aproximadamente 33 mil alunos da rede pública municipal de ensino de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. As unidades escolares retomaram as atividades nesta semana, acolhendo os estudantes para um novo ciclo de aprendizado, marcado por avanços na infraestrutura, fortalecimento dos projetos pedagógicos e ampliação das políticas de inclusão educacional.
A abertura oficial do ano letivo foi acompanhada nesta quarta-feira (4) pelo prefeito Dr. Serginho (PL) e pelo secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, na Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho, localizada no bairro Colinas do Peró. Durante a visita, o prefeito realizou a entrega dos novos uniformes escolares aos alunos da unidade.
Na ocasião, Dr. Serginho destacou que os investimentos realizados na rede municipal têm como foco a melhoria da qualidade do ensino. “Estamos iniciando um novo processo de aprendizado na nossa rede municipal. A entrega do uniforme novo, a climatização das salas e os investimentos nas escolas têm um único objetivo: garantir um futuro melhor para os nossos alunos. Educação de qualidade passa pelo conforto, pelo respeito aos pais e aos professores e pela valorização do esforço de cada família”, afirmou.
Somente na Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho, cerca de 600 alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental já são beneficiados com a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula, proporcionando melhores condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação. A unidade também dispõe de Sala de Leitura, Sala de Recursos Multifuncionais, Laboratório de Ciências e auditório. Em 2026, a escola será ainda um dos polos do projeto “Esporte na Escola: Ampliação da Jornada Escolar”, que oferecerá atividades de Muay Thai e Jiu-Jitsu no contraturno.
Além das melhorias estruturais e da entrega dos novos uniformes, a rede municipal inicia o ano letivo com a ampliação do atendimento das Salas de Recursos Multifuncionais, reforçando as políticas de educação inclusiva. Outro destaque é a expansão do Programa de Recomposição das Aprendizagens, que passa a contemplar também os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Como novidade para este ano, a Secretaria Municipal de Educação promoverá, pela primeira vez, os Jogos Escolares Municipais da Inclusão — PARAJEM 2026 — voltados aos estudantes com deficiência da rede municipal, ampliando as ações de inclusão e participação no ambiente escolar.

Comentários
Postar um comentário