Lula perde o seu espiral e o canal do YouTube do Diego Santana. Por Diego Santana.
Ricardo Nunes vence em São Paulo, vence muito mais por um fragmento de esquerda progressista e finalidades de voto útil, a esquerda por sua vez sofre o pior de seus declínios, o que garante uma paridade pró-centro, porém a ascensão maior dos conservadores, o que explica de forma abrupta o fato do pequeno PRD conquistar 80 prefeituras e o PL ter um crescimento exponencial:
1- A estratégia política que está sendo montada no atual contexto é a solução mais abrangente mediante os modelos defasados, que assolaram a administração pública fadada a corrupção generalizada.
2- O Brasil se considera um país neoconservador pelos costumes, a esquerda apenas utilizou de marketing de consolidação, porque as opções políticas que se tinham obtinham uma mesma balança de projeção, podendo falar especificamente de PT/PSDB.
3- O motivo real do crescimento do PSD apesar de algumas retaliações por parte dos conservadores, é necessário lembrar que em alguns estados, o Partido de Kassab obtém quadros políticos mais conservadores.
4- Os partidos de aluguel obtém projeções para 2026? Sim, pois pode ser uma opção de enfraquecimento do tradicionalismo que é tendencioso a abrir dissidências, e com isso pode nascer uma nova fusão e assim reduzir os números de partidos mediante a cláusula de barreira (estratégia de fortalecimento conservador e fragmento da esquerda moderada auxiliar do Lulismo).
5- Lula tentará oferecer ministérios para o centrão, porém a popularidade do governo caindo cada vez mais, rompe-se as bases do governo, enfraquecendo Lula cada vez mais.
6- Lula hoje perde seu espiral, pelos desmandos que sofre quando sai nas ruas e pela disputa acirrada a nível presidencial que não faz de Lula o fenômeno de antes.
7- A perda significativa de capital político da esquerda é gigantesca, e isso preocupa os interesses do governo que poderá cair numa arapuca, apelando pelos métodos da corrupção para se manter no poder.
8- A direita conservadora ela obtém suas dimensões múltiplas e o voto útil é que favorece os mais diversos partidos, pois os conservadores não têm um partido predileto, o próprio PL obtém um número maior de votos quando enxerga em larga escala a face do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
Me chamo Diego Santana, tenho 32 anos de vida, engajado desde minha adolescência com a política e tenho um canal no YouTube, onde faço análises político-partidárias e as condições econômicas do país, e como ele é afetado pelos ciclos do mundo. Peço a você, que acesse @conjunturapeediegosantana no YouTube, se inscreva no canal, deixe o seu comentário e envie sugestões para os próximos vídeos.
Todas as opiniões expressas nesta coluna é de total responsabilidade do seu autor.
Comentários
Postar um comentário