Chuva causa danos em hospital em reforma no Jardim Esperança, em Cabo Frio

 _Prefeito Dr. Serginho esteve na unidade desde as 4h da manhã e acompanha as ações emergenciais; parte do hospital foi interditada pela Defesa Civil_ 

O Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, sofreu danos estruturais após as fortes chuvas que atingiram a cidade na madrugada desta quarta-feira (2). A unidade, que está passando por reforma, teve infiltrações e queda de parte do forro de gesso em setores ainda não concluídos da obra.

O prefeito Dr. Serginho (PL) esteve no local desde as primeiras horas da manhã, ao lado da secretária de Saúde, Beatriz Trindade, e de equipes da Defesa Civil, saúde e obras. Segundo ele, o problema é antigo e estrutural, e só será definitivamente resolvido com a conclusão da reforma, que está em andamento.

“Estamos reformando o hospital exatamente porque sabíamos do histórico crítico de infiltrações. Parte do telhado que ainda está em reforma acabou permitindo a entrada de água, atingindo enfermarias, UPG e parte administrativa. Todos os pacientes foram remanejados com segurança e sem prejuízo ao tratamento”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura informou que choveu 14mm durante a madrugada, com forte concentração na região do Grande Jardim Esperança. A Defesa Civil interditou o segundo andar do hospital como medida preventiva. Foram atingidas as enfermarias de número 2 a 9, além da sala dos médicos.

Como medida de precaução, 28 pacientes estão sendo transferidos para outras unidades, como o Hospital São José Operário, o Hospital Universitário Hésio Cordeiro e o Hospital Santa Izabel. A regulação estadual também foi acionada para garantir suporte em cidades vizinhas, seguindo protocolo de calamidade.

Ainda segundo a nota oficial, a reforma do telhado já foi parcialmente concluída e mais da metade da cobertura já está impermeabilizada. A previsão é que os serviços restantes sejam finalizados dentro de 30 dias, contados a partir da estiagem, respeitando as normas de segurança para continuidade da obra.

Apesar do transtorno, os serviços de emergência e trauma, que funcionam no térreo, não foram afetados e seguem normalmente.

 “Esse é o nosso compromisso: estar presente, agir rápido e cuidar de gente”, concluiu o prefeito.

A Prefeitura também fez uma nota oficial para à imprensa. Veja: 

"A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio informa que, nesta madrugada de quarta-feira (2), fortes chuvas atingiram a estrutura do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, especialmente o segundo pavimento, que está passando por uma obra de reforma e impermeabilização do telhado, uma intervenção essencial, iniciada para corrigir problemas antigos deixados por gestões anteriores. 

Mais da metade da cobertura já foi completamente reformada e impermeabilizada. A parte da obra ainda em execução foi a área atingida pela chuva, o que provocou infiltrações na rede elétrica e danos em enfermarias 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, além do desabamento de gesso na sala dos médicos. A Defesa Civil interditou o segundo andar da unidade como medida de segurança. 

Até o momento, o município registrou um volume de chuva moderado, com 20,2mm acumulados durante a madrugada. 

Por precaução e cuidado com os pacientes, a Secretaria de Saúde está realizando a transferência de 28 pacientes para outras unidades, como o Hospital São José Operário, o Hospital Universitário Hésio Cordeiro e o Hospital Santa Izabel. A regulação estadual também foi acionada por meio do protocolo de calamidade, a fim de garantir suporte em municípios vizinhos. 

Importante destacar que o atendimento no térreo da unidade, onde funcionam a emergência e o setor de trauma, não foi paralisado, e os atendimentos seguem normalmente. 

O prefeito Dr. Serginho e a secretária de Saúde, Beatriz Trindade, estão no hospital desde as 4h da manhã, acompanhando de perto toda a operação e reforçando o compromisso desta gestão com a saúde e a segurança da população. 

A Prefeitura lamenta o ocorrido e reforça que as obras em andamento são fundamentais para corrigir anos de abandono e garantir uma estrutura digna para pacientes e profissionais da saúde. Se nada tivesse sido feito, os danos seriam ainda maiores. 

A previsão é que as obras restantes no telhado sejam concluídas em um prazo de 30 dias, contando a partir da estiagem das chuvas, respeitando todas as condições de segurança para continuidade dos serviços." 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atletas da ginástica artística de Cabo Frio fazem bonito no campeonato Brasileiro da modalidade, destaque para a pequena Yara Ysis.

Prefeita Magdala Furtado pretende pagar somente os servidores efetivos da Prefeitura de Cabo Frio.

Vinicius Correa se elege vereador de Cabo Frio e traz consigo uma vasta experiência na política da cidade.