Prefeitura de Cabo Frio anuncia reestruturação administrativa e contingenciamento financeiro

 _Extinção de pastas e suspensão de novos convênios fazem parte do pacote de readequação orçamentária_ 

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, publicou nesta segunda-feira (25) um decreto que promove alterações na estrutura administrativa do município e estabelece medidas de contingenciamento financeiro. O objetivo é garantir o equilíbrio fiscal diante da queda na arrecadação e da necessidade de contenção de despesas.

Entre as principais mudanças está a extinção de quatro secretarias municipais: Obras (SEMOB), Gestão Territorial e Economia Azul (SEGTEA), Família e Juventude (SEFAJUV) e Melhor Idade (SEMEI). As funções desses órgãos serão absorvidas por outras pastas, como a Secretaria da Cidade (SECID), Desenvolvimento Econômico (SEDECON) e Assistência Social (SEMAS).

Também foram extintos a Secretaria-Adjunta de Licenciamento e Regularização Urbanística e os cargos de Secretário-Adjunto de Obras e Fiscalização. O decreto prevê ainda a exoneração de cargos comissionados vinculados às secretarias extintas, além da suspensão de contratos temporários — com exceção das áreas essenciais, como Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança e Serviços Funerários.

Outra determinação é o contingenciamento mínimo de 20% em todos os contratos administrativos vigentes. Fica igualmente proibida, pelo prazo inicial de 90 dias, a celebração de novos convênios ou parcerias que impliquem repasse de recursos financeiros pelo município, medida que poderá ser prorrogada em caso de persistência das dificuldades orçamentárias.

De acordo com o prefeito Dr. Serginho (PL), as medidas têm caráter preventivo e visam assegurar a continuidade dos serviços públicos, além de aumentar a eficiência da gestão municipal em um cenário de restrição financeira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeita Magdala Furtado pretende pagar somente os servidores efetivos da Prefeitura de Cabo Frio.

Campeões de surfe fundam instituto gratuito para ensinar crianças em Cabo Frio

Servidores da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio pretendem parar os trabalhos, caso à prefeita Magdala Furtado não pague o salário e o 13° do funcionalismo público municipal.