Forte São Mateus, em Cabo Frio, vem sofrendo com atos de vandalismo

 _O secretário de Cultura solicitou vigias noturnos para o local_ 

O Forte São Mateus, um dos principais cartões-postais de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vem sofrendo vandalismo por parte de vândalos que destroem o local histórico cabo-friense, furtando lâmpadas e fios da iluminação, e depredando o equipamento público e turístico da cidade. O secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, solicitou vigias noturnos no Forte, já que a depredação acontece na parte da noite. O Forte São Mateus está passando por um processo de revitalização,  recentemente recebeu uma série de melhorias como pintura, troca das instalações elétricas com nova iluminação, substituição do guarda-corpo, instalação de novas lixeiras, além de manutenção no portão de entrada e no telhado. O Forte terá agora 2 vigias à noite, que terão a missão de coibir esse tipo de crime contra o patrimônio público. 


Tombado pelo IPHAN, o Forte São Mateus é um importante patrimônio histórico nacional. Construído no século XVII pelos portugueses, desempenhou um papel essencial na defesa da costa brasileira contra as invasões francesas e holandesas. Sua estrutura, feita de pedra e argamassa com cal e óleo de baleia, é um marco da história de Cabo Frio.


O Forte está aberto à visitação diariamente, das 8h30 às 18h, com entrada gratuita. 


Vandalismo é crime (dano ao patrimônio público), previsto no artigo 163 do Código Penal – “Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”. A pena em caso de condenação por dano simples é detenção de um a seis meses, ou multa de um a seis salários mínimos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeita Magdala Furtado pretende pagar somente os servidores efetivos da Prefeitura de Cabo Frio.

Campeões de surfe fundam instituto gratuito para ensinar crianças em Cabo Frio

Servidores da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio pretendem parar os trabalhos, caso à prefeita Magdala Furtado não pague o salário e o 13° do funcionalismo público municipal.