Cabo Frio/Veto parcial do prefeito José Bonifácio ao reajuste salarial dos professores cabo-frienses é mantido pela Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, manteve o veto parcial do prefeito José Bonifácio (PDT) ao projeto de Lei Complementar n° 04/2023, que dispõe sobre a adequação do piso salarial nacional dos professores docentes I do quadro do pessoal do magistério público do município, que autoriza o poder executivo a adequar o valor dos vencimentos básicos dos servidores efetivos. Por 9 votos a 6, o veto foi mantido pelos parlamentares. A classe esteve presente na assistência da Câmara para fazer uma pressão, mas não adiantou muito. O veto parcial de Zé ao piso salarial dos profissionais da Educação chegou na Casa Legislativa cabo-friense como uma bomba. De acordo com a vereadora, Carol Midori (PP), que ficou do lado dos docentes, Bonifácio havia mandado há poucas semanas atrás para à Câmara um Projeto de Lei (PL), que aumentava o salário dos seus secretários para mais de R$ 2 mil reais, porém o PL foi derrubado pelos vereadores e nem chegou a ir para a pauta. Ainda segundo a parlamentar, Zé agora quer diminuir o salário dos professores e sequer quer fazer um reajuste. "Primeiramente eles têm o direito constitucional para este reajuste, isso já está do lado dos professores. Segundo, eu acho que a gente não precisa estar aqui discutindo a importância, que os professores têm nas gerações futuras e na responsabilidade. Sem contar a carga horária, que eles acabam assumindo para terem um salário decente. Eu tenho familiares, que são professores, eu tenho tias que são professoras, e eu acompanho o quão é desgastante essa profissão e quanto ela é desvalorizada. E terceiro e não menos importante, o prefeito quer diminuir o salário e não quer se adaptar ao reajuste. Mas, há poucas semanas, essa Casa recebeu um Projeto de Lei vindo do prefeito, querendo aumentar o salário alto dos secretários dele em mais de R$ 2 mil. A Casa derrubou, o Projeto sequer foi levado à frente, mas veio do prefeito esse projeto pra aumentar o salário dos secretários dele, que já recebem um alto salário. Ano retrasado, o prefeito já tentou aumentar esse salário. Ele criou mais secretários, criou mais superintendências. Só à Secretaria de Agricultura tem 5 superintendentes recebendo um alto salário, e quando chega na classe dos professores, ele sequer quer fazer um reajuste. Isso é inaceitável. É óbvio, que eu estou do lado da classe dos professores, e é óbvio que eu vou votar a favor de vocês", declarou Carol Midori.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeita Magdala Furtado pretende pagar somente os servidores efetivos da Prefeitura de Cabo Frio.

Campeões de surfe fundam instituto gratuito para ensinar crianças em Cabo Frio

Servidores da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio pretendem parar os trabalhos, caso à prefeita Magdala Furtado não pague o salário e o 13° do funcionalismo público municipal.