Cabo Frio/Veja o que aconteceu com a chamada "Aliança do Bem", montada pelo prefeito José Bonifácio na eleição de 2020

Na eleição municipal de 2020, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, o prefeito eleito José Bonifácio (PDT) fez na campanha uma composição, que foi batizada de "Aliança do Bem". Nessa chamada "Aliança do Bem", tinham 5 políticos, que haviam desistido das suas candidaturas próprias ao executivo cabo-friense, em prol da candidatura de Bonifácio: Rafael Peçanha, Aquiles Barreto, Magdala Furtado, Ruy França e Jefferson Vidal. Após a vitória de Zé, Rafael ficou com a Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, onde se encontra até hoje; Ruy França com a Secretaria de Administração, depois assumiu a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança, onde está atualmente; Jefferson Vidal ficou como presidente da Comsercaf, mas logo foi exonerado; e Aquiles Barreto com a Secretaria de Governo, porém ao se ver sem maiores poderes dentro da gestão de Zé, pediu pra sair e foi ser secretário na Prefeitura do Rio de Janeiro, do prefeito carioca, Eduardo Paes. Magdala virou opositora, mesmo sendo vice-prefeita, alegando quebra de acordos. Dessa "Aliança do Bem", só sobraram 2: Rafael Peçanha e Ruy França. Aquiles foi embora, Jefferson foi exonerado e Magdala só continua, porque não há como exonerar uma vice-prefeita. No entanto, Peçanha está no governo sem nenhum tipo de poder, apenas amarrado por acordos políticos. Ruy França é o único, que tem uma voz ativa, pelo menos na pasta, a qual ele comanda. Em suma, nessa "Aliança do Bem", dos 5, na prática, só restou 1 remanescente, que realmente é ativo na administração de Zé Bonifácio, o coronel Ruy França. Os outros 4, 2 saíram; Aquiles Barreto foi trabalhar na Prefeitura do Rio; Jefferson Vidal está trabalhando com o deputado estadual Dr. Serginho, opositor de Zé no último pleito de 20; uma só não foi embora, porque é vice-prefeita; e o outro, Rafael Peçanha, ainda está no governo por conta de acordos firmados.
Em linhas gerais, a "Aliança do Bem" só foi eficaz na campanha eleitoral, pois ajudou a eleger com sobras o prefeito José Bonifácio. Agora, na gestão em si, após à população votar e acreditar nessa coligação, o grupo foi desfeito e diluído, depois de quase 3 anos de governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeita Magdala Furtado pretende pagar somente os servidores efetivos da Prefeitura de Cabo Frio.

Campeões de surfe fundam instituto gratuito para ensinar crianças em Cabo Frio

Servidores da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio pretendem parar os trabalhos, caso à prefeita Magdala Furtado não pague o salário e o 13° do funcionalismo público municipal.